sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Um excelente artigo sobre educação a distância e o uso da web 2.0. Vale a pena conferir!




http://legacy.unifacef.com.br/quartocbs/artigos/G/G_140.pdf

Descobrindo mais sobre a web 2.0...

Um mundo ao seu dispor...


Com a web 2.0 muito se evoluiu nas pontencialidades dos espaços digitais. O que antes se apresentavam estático e com um grau muito pequeno de interatividade, hoje se coloca como uma infinidade de possibilidades para agregar à prática educional, ao intercâmbio social, às interações humanas, um nono mundo!
Conforme estudamos não é possível interagirmos em um mundo contemporâneo com práticas ultrapassadas e que não atraem aos alunos, posto que não os envolvem. As gerações presentes têm naturalmente uma interfase com a tecnologia; essa interação é cotidiana, está sempre presente. Não tem como conquistar um aluno navegador do ciberespaço com metodologias de quadro-negro, de pó de giz...
As ferramentas estão postas e cabe aos profissionais da educação se apossarem do que enriquece o seu conteúdo, do que apresenta um novo olhar sobre um mesmo conteúdo. Ao abordar a revolução francesa com aulas expositavas, meramente dialogadas, o professor perdem em agregar um novo valor utilizando as mídias educacionais. Uma visita a um site pode agregar um mundo de cores e sons qo conhecimento que ele, professor, busca partilhar; utilizar um vídeo, dos milhares, do Youtube com imagens de documentarios e filmes feitos sobre a Bastilha, leva até aonde aconteceram os fatos e agrega.
Com a agilidade das redes sociais é cada vez mais urgente a utlização das mesma no ambiente escolar, contribuindo para que o aluno utilize no estudo aquilo que ele "consome no lazer".
Um blogue contitue importante espaço virtual de aprendizagem e compartilhamento. Talvez as duas características de destaque no preocesso de utilização de recursos da web 2.0. Existe uma infinidade de produção e de multiplicação do conhecimento.